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Mais Três
setembro’20 - julho’21
escolas
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AAAF / AEC (1.º e 2.º ano)
CAF
“Mais Três” são três novas formas de ver o mundo, para crianças a partir dos três.
As artes performativas, como o teatro, a dança e a música, fazem parte da natureza humana e da necessidade de comunicarmos e relacionarmos com o conhecimento. O apela à descoberta, à imaginação, à criatividade, à escuta, à compreensão, do que são as emoções, mas também o reconhecimento do que está à nossa volta, do que conhecemos e do que sabemos – são dois lados do mesmo desafio que é crescer (em qualquer idade). A coordenação deste programa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e A Oficina (Educação e Mediação Cultural) e tem vindo a contribuir, num esforço de equidade em todo o Concelho, para o reconhecimento das artes performativas enquanto áreas de conhecimento, estruturantes para a formação do individuo e da relação com o coletivo em que se insere.
No Programa “Mais Três” pretende-se que a criança seja envolvida nas atividades, ouça orientações, descubra possibilidades, aprecie, partilhe descobertas e se proponha a novos desafios. Desta forma estaremos a estimular as suas competências essenciais como a compreensão, a curiosidade e a invenção, a expressão e a sociabilidade.
Pergunta ao Tempo
outubro 2020 / setembro 2021
escolas / casa da memória de guimarães
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alunos 4.º ano (1.º CEB)
14 turmas / 14 escolas
O “Pergunta ao Tempo” é um projeto anual de investigação e de criação artística patrimoniais. A partir dos núcleos temáticos da Casa da Memória de Guimarães, 14 turmas – 4.º ano do 1.º ciclo – dos 14 agrupamentos escolares de Guimarães, desenvolvem, ao longo do ano letivo, um trabalho de investigação sobre o património local, em estreita relação com as famílias, as comunidades e o território. No final do ano são expostos os resultados desse processo, numa exposição que invade o espaço museológico da Casa da Memória com peças artísticas criadas pelas crianças.
Coordenação João Lopes
Direção criativa Francisco Neves
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setembro 2020 - setembro 2025
CDMG
cápsula do tempo
peça em exposição
Na edição 2019/20, fruto da Pandemia Covid-19, o projeto Pergunta ao Tempo reinventou-se para criar uma peça para a comunidade. Chegou o momento de contar ao tempo. Diferente do que é normal fazer…mas também vivemos tempos únicos. Já pensaram em tudo o que estamos a passar? Temos muito que contar e são estas memórias e testemunhos que vamos guardar na Cápsula do Tempo. O que as turmas do projeto contaram agora ao Tempo só mais tarde se revelará.
Lições Iluminadas
outubro2020 / setembro 2021
escolas / ciajg
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alunos 3.º ano (1.º CEB)
14 turmas / 14 escolas
“Lições Iluminadas” é um projeto educativo e artístico desenvolvido para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Este projeto tem como ambição unir e colocar em diálogo o lugar da Escola com o lugar do Museu procurando gerar novos espaços de pensamento e aprendizagem. Enquanto projeto educativo que se faz a partir de um museu, a promoção da educação da sensibilidade estética da criança será a sua base estrutural. Apelaremos à totalidade dos nossos sentidos para assim estreitarmos relações entre o mundo real, o mundo sensível, a criança e, consequentemente, os objetos museológicos.
Coordenação Marta Silva
Direção criativa Rita Senra
Validade
outubro / dezembro 2020
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alunos 3.º CEB
3 turmas / 3 escolas
2 horas / sessão
“Validade” é um projeto artístico e pedagógico dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, que procura sensibilizá-los para o papel de cada um na sustentabilidade do mundo, estimulando a mudança de mentalidade e de comportamentos nas nossas práticas sociais. O projeto divide-se em três momentos – “Ecos Pessoais” (out-dez’18), “Ecos Materiais” (out-dez’19) e “Ecos Digitais” (out-dez’20) – dos quais resultam exercícios de partilha com a comunidade escolar e com a comunidade em geral.
ECOS DIGITAIS: A SUSTENTABILIDADE E O NOSSO MUNDO DIGITAL
Numa altura em que a tecnologia se inscreve nas nossas vidas como a forma possível de ligação, interação e colaboração no presente e num futuro que se avizinha incerto; num cenário em que nos descolamos do nosso eu físico para colaborar à distância, o que acontece às formas e linguagens de comunicação neste mundo (pós-) pandémico? Como (nos) representamos nas nossas viagens digitais? O que é, e no que se torna, a nossa identidade?
Quando os nossos dados -- reflexos da nossa essência -- escaparam ao nosso controlo, que formas temos de usar a tecnologia para nos vermos e nos re-conhecermos? Que "twists" e "hacks" estão à nossa disposição para questionarmos as tradicionais estruturas de verdade e objetividade a que a tecnologia digital tem sido (erradamente) associada?
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quinta 3 dezembro, 19h00
ccvf / grande auditório
PERFORMANCE FINAL
Após três oficinas temáticas e exploratórias, e decorridos 3 anos desde o início do projeto “Validade”, a performance final combina a presença física e digital em tempo real, articulando vários palcos (físico e digital) e dimensões performativas, resultando da ativação do espaço de reflexão do todo – do tempo, do processo, das transformações, e dos materiais e conteúdos gerados, com o objetivo de recuperar uma ideia de ligação e duração, de memória e de construção, em que todos os participantes do projeto se (re)veem num objeto artístico performativo partilhado com a cidade.
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Coordenação oficinas Inês de Carvalho e Ana Luísa Azevedo (#1 Ecos Pessoais), Cláudia Escaleira e João Martins (#2 Ecos Materiais) e Ana Carvalho e Ricardo Lafuente (#3 Ecos Digitais)
Direção artística projeto Validade Inês de Carvalho
Acompanhamento e apoio às sessões Ana Luísa Azevedo
Acompanhamento e investigação Lara Soares
Coordenação do espetáculo final Inês de Carvalho
Coordenação de produção Amarílis Felizes
Registo e edição vídeo Alexandra Allen e Sara Allen
Coprodução Visões Úteis e A Oficina
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