Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
main logo
site atual logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Voltar

Image
Projetos Escolares

Mais Três

setembro’20 - julho’21

escolas

_

AAAF / AEC (1.º e 2.º ano)

CAF

Image

“Mais Três” são três novas formas de ver o mundo, para crianças a partir dos três.


As artes performativas, como o teatro, a dança e a música, fazem parte da natureza humana e da necessidade de comunicarmos e relacionarmos com o conhecimento. O apela à descoberta, à imaginação, à criatividade, à escuta, à compreensão, do que são as emoções, mas também o reconhecimento do que está à nossa volta, do que conhecemos e do que sabemos – são dois lados do mesmo desafio que é crescer (em qualquer idade). A coordenação deste programa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e A Oficina (Educação e Mediação Cultural) e tem vindo a contribuir, num esforço de equidade em todo o Concelho, para o reconhecimento das artes performativas enquanto áreas de conhecimento, estruturantes para a formação do individuo e da relação com o coletivo em que se insere.


No Programa “Mais Três” pretende-se que a criança seja envolvida nas atividades, ouça orientações, descubra possibilidades, aprecie, partilhe descobertas e se proponha a novos desafios. Desta forma estaremos a estimular as suas competências essenciais como a compreensão, a curiosidade e a invenção, a expressão e a sociabilidade.

Pergunta ao Tempo

outubro 2020 / setembro 2021

escolas / casa da memória de guimarães

_

alunos 4.º ano (1.º CEB)

14 turmas / 14 escolas

Image

O “Pergunta ao Tempo” é um projeto anual de investigação e de criação artística patrimoniais. A partir dos núcleos temáticos da Casa da Memória de Guimarães, 14 turmas – 4.º ano do 1.º ciclo – dos 14 agrupamentos escolares de Guimarães, desenvolvem, ao longo do ano letivo, um trabalho de investigação sobre o património local, em estreita relação com as famílias, as comunidades e o território. No final do ano são expostos os resultados desse processo, numa exposição que invade o espaço museológico da Casa da Memória com peças artísticas criadas pelas crianças.


Coordenação João Lopes

Direção criativa Francisco Neves


_

setembro 2020 - setembro 2025

CDMG


cápsula do tempo

peça em exposição


Na edição 2019/20, fruto da Pandemia Covid-19, o projeto Pergunta ao Tempo reinventou-se para criar uma peça para a comunidade. Chegou o momento de contar ao tempo. Diferente do que é normal fazer…mas também vivemos tempos únicos. Já pensaram em tudo o que estamos a passar? Temos muito que contar e são estas memórias e testemunhos que vamos guardar na Cápsula do Tempo. O que as turmas do projeto contaram agora ao Tempo só mais tarde se revelará.

Lições Iluminadas

outubro2020 / setembro 2021

escolas / ciajg

_

alunos 3.º ano (1.º CEB)

14 turmas / 14 escolas


Image

“Lições Iluminadas” é um projeto educativo e artístico desenvolvido para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Este projeto tem como ambição unir e colocar em diálogo o lugar da Escola com o lugar do Museu procurando gerar novos espaços de pensamento e aprendizagem. Enquanto projeto educativo que se faz a partir de um museu, a promoção da educação da sensibilidade estética da criança será a sua base estrutural. Apelaremos à totalidade dos nossos sentidos para assim estreitarmos relações entre o mundo real, o mundo sensível, a criança e, consequentemente, os objetos museológicos.


Coordenação Marta Silva

Direção criativa Rita Senra

Newsletter

Para atualizações permanentes da programação cultural d'A Oficina

Subscrever

logo branco
facebookvimeo
logo branco
facebookinstagramvimeo
logo branco
facebookinstagramvimeo
logo branco
facebookinstagramvimeo
logo branco
facebookvimeo
logo branco