Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
Educação e Mediação Cultural
CAAA
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
2. Loja Oficina

Voltar

Todo o dia

Oficinas / Visitas

Entrada gratuita, com inscrição ao balcão no máximo 30 minutos antes do início da atividade.


A lotação é limitada em cada uma das atividades deste programa. As entradas são gratuitas, mediante inscrição na bilheteira da Casa da Memória, no próprio dia e até 30 minutos antes do início da respetiva atividade.

A Casa em Festa, uma Festa na Casa. Tudo pronto, só faltam os convidados. Neste regresso à programação regular da Casa da Memória de Guimarães, depois de umas férias bem passadas, juntamos palavras, transformações, contos, sons, comes e bebes numa celebração com toda a comunidade.

2021.09.25 Festa na Casa

Todo o dia

Oficinas / Visitas

SÁBADO 25 SETEMBRO, 15H00-21H30

Festa na Casa

[* esta atividade foi cancelada em função das previsões meteorológicas, que apontam para que não se reúnam condições para a realização de atividades ao ar livre]

_

15h00 e 17h00

Mapa de palavras

Atelier Ser

Oficina de Serigrafia


Um projeto de arte participativa apresentado pelo coletivo artístico  Atelier Ser, onde os participantes serão convidados a criar uma nova cartografia da sua cidade com base nas suas memórias do lugar. As memórias estão quase sempre ligadas a sentimentos. Neste laboratório de serigrafia itinerante, vamos traduzir esses sentimentos em palavras e com elas representar a nossa cidade, o nosso território. O resultado serão coloridas combinações de palavras que representam um lugar e que transformam a partilha de sentimentos num mapa de memória coletiva.

_

15h00 e 17h00

Vamos transformar o plástico velho?

Precious Plastic Portugal

Oficina de Reciclagem de Plástico


“Precious Plastic” é uma comunidade global de centenas de pessoas que se dedicam a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico. Com a equipa Precious Plastic Portugal, neste formato de workshop mais amplo, ficaremos a conhecer este projeto global e o substrato a que se dedica – o plástico e as suas várias formas de reciclagem. Terá lugar uma demonstração com o conjunto das máquinas e a utilização de diferentes moldes. Segue-se o processo de identificação e separação do plástico com origem no “lixo”. E depois experimentamos o círculo de transformação completo numa peça nova.

_

19h00

Entardecer com Contos

António Fontinha e Raul Pereira

Sessão de Narração Oral


Para o segundo encontro ao entardecer, António Fontinha traz uma homenagem ao mundo rural. O imaginário dos Contos Tradicionais Portugueses foi, durante centenas de anos, cultivado em múltiplos momentos da vida comunitária. Em setembro, um dos impactantes afazeres da ruralidade, é a vindima. Este “Entardecer com Contos” contará também com a voz de Raul Pereira, como parceiro de narração de contos do nosso património, onde a vinha do enforcado será a rainha e o vinho, o rei.

_

20h30

Comes e Bebes [cancelado*]

Grupo 25 da Associação de Escoteiros de Portugal


Uma festa não se passa de barriga vazia, por isso convidamos um grupo de pessoas muito habituadas a fazer coisas boas que nos aproximam uns dos outros – coisas de comer e de beber. Vamos saborear petiscos e tradição, porque a memória também tem sabor.


[* esta atividade foi cancelada em função das previsões meteorológicas, que apontam para que não se reúnam condições para atividades ao ar livre]

_

21h30

O Colecionador de Sons

Acervo & Instalação Artística com Composições de Música Eletrónica Contemporânea Arca de Sons - Daniel Pereira Cristo e Hélder Costa

Música


Encerramos o programa de celebração do início da temporada da Casa da Memória da melhor maneira. Pelo território de Guimarães, fez-se um caminho de encontro com pessoas, para a recolha de sons, cantigas, dizeres e paisagens sonoras, naturais, citadinas, artesanais ou industriais. Ao acervo sonoro recolhido, juntou-se uma estória, uma criação artística de música eletrónica contemporânea e não só.


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL

Newsletter

Para atualizações permanentes da programação cultural d'A Oficina

Subscrever

A Oficina
A OficinaA OficinaA Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Cultural Vila FlorCentro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Centro Internacional das Artes José de GuimarãesCentro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães1. Casa da Memória de Guimarães
Teatro Oficina
Teatro OficinaTeatro Oficina
emc.aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile